10 de março de 2014

Paciência: o fruto do espírito que mais me desafia!

Por Tatiane

                                                          
Imagem do Google

Desde o último fim de semana, o Espírito Santo vem confirmando algo que minha teimosia não deixa(va) admitir: preciso aprender a esperar! Muito embora a Palavra nos ensine que devemos lançar toda a nossa ansiedade no Senhor (I Pedro 5:7) -, vivo lutando contra esse mal que, aliás, só traz mais preocupação e não resolve, rigorosamente, nada!

Como pedir mais paciência é algo comum em minhas orações, o Senhor tem me mostrado algumas saídas e, com a ajuda dEle, já me é possível vencer essa batalha em algumas áreas. Principalmente nas que eu não posso mudar. Glórias a Deus por isso.

No entanto, havendo ainda um longo caminho a percorrer, continuo me deparando com os meios usados pelo Senhor para que eu seja, de fato, "a mãe da paciência". 

Dois dias atrás, li um texto da Joyce Meyer (http://www.joycemeyer.org/articles/ea.aspx?article=when_gods_timing_is_taking_too_long&utm_content=sf1960893&utm_medium=spredfast&utm_source=facebook&utm_campaign=Joyce+Meyer+Ministries&sf1960893=1) que falava sobre o quanto perdemos tempo questionando e tentando entender tudo (sem sucesso) em vez de viver conforme os princípios bíblicos.

Intitulado "Quando o tempo de Deus demora demais", o artigo destacava a paciência como um dos frutos do espírito mais importantes para se viver em paz, confiando em Deus. Se estamos preocupados e ansiosos, tentando resolver tudo sozinhos, como pode Cristo agir? 

E quando o assunto é orar para conseguirmos algo, a impaciência é um sentimento muito presente, não é mesmo? Queremos nossa bênção e a queremos agora! Mas "pagar o preço" e entender que o "timing" de Deus é diferente do nosso, isso a gente custa a compreender... Entre os versículos citados pela pastora americana estão Gálatas 5:22, Êxodo 13:17-18, Provérbios 3:5-6, Tiago 1:21 e muitos outros. Se como eu, você vive duelando com a ansiedade e a impaciência, vale a pena ler.

No culto de ontem, adivinhem qual foi o tema da pregação? Sim, aprendendo a esperar em Deus e a confiar nEle! Parecia que o preletor havia lido o mesmo texto que começara a abrir meus olhos na noite anterior. Que nada: o Espírito Santo realmente estava me alertando! Entre outras passagens, o palestrante destacou a conhecidíssima (e pouco praticada) Eclesiastes 3 -"Há um tempo determinado para todas as coisas...". Nada acontece "de véspera" minha gente...

E hoje, lendo um post do excelente blog Fale ao Mundo (http://faleaomundo.wordpress.com/2014/03/09/das-coisas-que-eu-nao-entendo/), outra confirmação para o meu aprendizado sobre esse fruto do espírito tão desafiador. Escrito pela grande amiga e jornalista, Suzane Frutuoso, a crônica mostra a angústia de se sentir impotente diante de situações injustas, perguntando-se o por quê de tudo (inclusive para Deus), sem obter respostas.

Ao mesmo tempo que me identifiquei com ela, vi ali uma oportunidade de entender o que venho aprendendo nos últimos dias. No espaço reservado a opiniões, comentei que o processo de espera faz parte do caminho para se chegar à mudança desejada. Que não adianta questionarmos tudo, todos e muito menos Deus sobre o rumo que as coisas tomam...

Minha querida amiga não está errada não: conhecimento é fundamental (a própria Bíblia nos incentiva a se atualizar) e, quanto mais a gente aprende, mais quer aprender e questionar. Tentar compreender o mundo também é humano - muitas vezes nos motiva a querer transformá-lo. Há questões, entretanto, que fogem ao nosso controle. Nessa hora, é preciso parar, confiar totalmente no nosso Criador e deixá-Lo seguir com Seu plano. E isso, só com muita paciência e oração.

Eu quero e preciso aprender a ser paciente! E você? Que nós possamos fazer o que Joyce Meyer sugere: "Confiar em Deus traz vida. Acreditar traz descanso. Então, pare de tentar entender absolutamente tudo e deixe Deus ser Deus em sua vida!"

Que o Senhor possa nos abençoar!




Um comentário:

  1. Deixar Deus ser Deus em nossas vidas é gratificante e os resultados são os melhores possíveis, muitas pessoas não reconhecem que isso é verdadeiramente o mais importante em nossas vidas, confiar entregar e descançar em Deus, ótima postagem Tati, amei

    ResponderExcluir

Procure no Blog